Buscar
  • Metanox Metalúrgica

Fachadas totalmente de vidro! Conheça o sistema de fixação por Spider!

Atualizado: Jun 15

Fachadas em vidro com sistema de fixação por Spider


Antes de mais nada, o que é um Spider?

Spider é o nome que se dá a ferragem desenvolvida para sustentar estruturas envidraçadas, tanto em áreas externas quanto internas em uma construção, sem a necessidade do uso de caixilhos. O uso do Spider possibilita estruturas envidraçadas grandes, limpas e contínuas conforme a imagem que abre esse post (Centro empresarial Office Park, Florianópolis/SC). Nesse contexto, os vidros são fixados aos Spiders que, por sua vez, são fixados a uma estrutura portante, que serve como esqueleto do sistema.

Esse sistema é amplamente utilizado pelos Arquitetos em Fachadas, Coberturas, entre outros, pois conferem uma estética clean, moderna e sofisticada as construções.

A peça possui esse nome pois sua forma lembrar a estrutura do corpo de uma aranha (spider em inglês).

Geralmente essa ferragem é fabricada em aço inox por ser um material de alta durabilidade e resistência a corrosão. No mercado existem Spiders disponíveis em outros tipos de materiais, porém, o mais indicado é o Aço inox por este apresentar diversas características e qualidades no que diz respeito a resistência. Nesse post você pode conhecer mais sobre as vantagens do Aço inox.


Como eu vou saber qual vidro usar e qual Spider é o mais adequado?

Essas são informações que serão definidas pelos especialistas de cada área. O vidro geralmente é temperado (de preferência temperado laminado), porém, essa é uma especificação que cabe ao pessoal responsável pelo vidro definir, assim como a sua espessura e o tamanho. Já o Spider, é necessário considerar o tamanho da chapa de vidro que será utilizada e os esforços que o sistema será submetido de maneira geral, como por exemplo, a pressão que o vento exercerá em cima do vidro, altura do pé direito, entre outros. É necessário fazer uma avaliação geral do contexto onde serão inseridos os Spiders, para poder definir qual modelo deverá ser utlizado.

O conjunto do Spider em si é composto por diferentes peças, que são montadas de acordo com a necessidade da obra. Um Conjunto de Spider para uma Fachada de prédio totalmente envidraçada, pode ser diferente de um Conjunto de Spider para um Muro de vidro, por exemplo. A diferença é que na primeira situação deverá ser utilizado um Spider mais resistente, em comparação com a segunda situação.



Para ficar claro sobre o que estamos nos referindo sobre o "Conjunto do Spider", segue abaixo as peças que são desenvolvidas pela empresa Metanox Metalúrgica, e que estão disponíveis para que os clientes possam montar o conjunto de acordo com as suas necessidades.

O Corpo diz respeito as "garras" do Spider. Essa peça pode variar de tamanho entre os furos das extremidades, quantidade de "braços" e também a espessura da chapa. O Prisioneiro diz respeito a peça que fixará o vidro no Corpo do Spider. O Prisioneiro pode varia de diâmetro de 1 1/2" ou 2 polegadas e, além disso, pode ser com regulagem ou sem. As peças de Fixação serão utilizadas caso o Spider seja fixado na alvenaria, ou em uma estrutura tubular, etc.



Essas são as variações que o Spider desenvolvido pela Metanox Metalúrgica disponibiliza. Outras empresas que trabalham com Spiders podem fornecer peças diferenciadas, porém, a ideia é sempre oferecer ao cliente opções para que ele monte o "Conjunto de Spider" que melhor se adeque a sua realidade na obra.

Fontes:

Vidrado, Metalica, Abravidro, Finestra




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo