top of page
Buscar
  • Foto do escritorMetanox Metalúrgica

O que muitos não te falam sobre orçamento de aço inox para obra.

Atualizado: 16 de set. de 2022

Há diversos fatores que devem ser levados em consideração ao fazer um orçamento de produtos em aço inox, seja guarda-corpo, corrimão, ferragens, spiders, prolongadores, etc. Nesse post vamos mostrar exemplos e dicas de como não ser enganado ao avaliar um orçamento.


Frequentemente somos questionados sobre o valor dos nossos orçamentos e o porquê, em alguns casos, os valores serem mais caros se comparado ao de outras empresas. A primeira pergunta que fazemos ao cliente é:


"Quais são as especificações exatas do aço inox que está sendo orçado para você?"

Muitas vezes o cliente não sabe, porque as especificações não foram informadas.


Aqui na Metanox nós analisamos cada obra de forma criteriosa, cada detalhe e cada necessidade específica para poder montar um orçamento que esteja de acordo com aquilo que o cliente precisa. Tudo isso levando em consideração o que há de melhor em termos de qualidade do produto/serviço. Procuramos deixar bem claro em todos os orçamentos o material que está sendo utilizado, o tipo de aço inox, a espessura do material, o diâmetro do tubo, acabamento, etc.


Uma situação que acontece na prática é fazermos o orçamento do produto usando material X e a empresa concorrente usar material Y, com qualidade inferior. Por exemplo, fabricamos prolongadores (botons) em aço inox 304, utilizando maciço de Ø38,1mm na base, e fixação com parabolt (chumbador) também em aço inox - conforme previsto na norma. A empresa concorrente ao invés de considerar a estrutura maciça considera o prolongador oco, e ao invés de utilizar parabolt em aço inox, utiliza parabolt em aço zincado. Ou seja, os orçamentos terão valores diferentes pois são materiais diferentes. Na proposta de orçamento pode estar especificado somente "Prolongador de aço inox", e não está errado, essa descrição só camufla os detalhes do produto.



Transparência e qualidade são nossas diretrizes de trabalho, porém, muitas empresas não pensam dessa forma e apresentam um orçamento sem especificar os detalhes, o tipo de aço inox utilizado, a espessura do material, e uma série de informações importantes para a obra. Ou seja, enquanto orçamos com material de qualidade superior, muitos orçam considerando material de qualidade inferior, esse pode ser o motivo na diferença de valor dos orçamentos.


A questão não é se há a necessidade de usar o material X ou o material Y, a questão é que as informações devem ficar claras para que os orçamentos sejam comparados de forma justa, levando em consideração as mesmas especificações do material.


Nossa dica é sempre pedir para especificar todos os detalhes do material que está sendo orçado:


  • Tipo do aço inox: 304, 316, 430, etc;

  • Espessura da chapa;

  • Diâmetro do tubo;

  • Espessura do tubo;

  • Acabamento;

  • Se os acessórios também são em aço inox, como o parabolt, os parafusos, etc;


Além das especificações do material, é possível solicitar o laudo técnico do aço inox que será utilizado. Esse documento é emitido pelas empresas fornecedoras da matéria prima e serve para garantir que você está realmente comprando inox de qualidade.




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page