Buscar
  • Metanox Metalúrgica

Saiba como fixar torres/colunas em guarda-corpos e muros de vidro.

Atualizado: Jun 29

Existem diversas opções de fixação de torres/colunas para diferentes situações na obra. Chumbador mecânico, chumbador químico, parafuso e bucha, barra roscada e porca, etc. Conheça cada um deles e como aplicar.


Antes de conhecer e escolher o tipo de fixação ideal para suas torres/colunas, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Existem algumas normas vigentes que servem de orientação para a correta especificação de guarda-corpos e vidros nas edificações. Além disso, é preciso levar em consideração também os fatores externos que atuarão na sua obra, como o vento por exemplo. Clique nos links abaixo para ter acesso as normas que dizem respeito a guarda-corpo, vidro e vento nas edificações.


1) Esquadrias — Guarda-corpos para edificação — Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio: NBR 14718

2) Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações: NBR 7199

3) Forças devidas ao vento em edificações: NBR 6123



TIPOS DE FIXAÇÃO:

1 - Extensão do tubo para chumbar

Essa opção consiste em fabricar a torre/coluna com a altura maior que a medida final. O medida exata dessa parte maior, deve ser der definida de acordo com as normas e as especificações de cada obra. Essa extensão do tubo será chumbada dentro da mureta, conforme a imagem baixo. Posteriormente é colocada a pedra para dar o acabamento.

2 - Chumbador químico + barra roscada + porca

Essa opção consiste em fazer a fixação com chumbador químico, barra roscada e porca. Primeiro, é necessário fazer o furação na mureta e limpar bem os furos, para que não fique nenhum resíduo ou poeira. Depois, é necessário o colocar o chumbador químico nos furos, posicionar a torre, encaixar a barra roscada e finalizar com a porca.

3 - Chumbador mecânico + barra roscada + porca

Essa opção consiste em fazer a fixação com chumbador mecânico, barra roscada e porca. Primeiro é necessário fazer o furação na mureta, depois posicionar as torres e colocar o chumbador mecânico nos furos, encaixar a barra roscada e fazer o aperto com a porca.

4 - Chumbador mecânico + parafuso

Essa opção consiste em fazer a fixação com chumbador mecânico e parafuso. Primeiro é necessário fazer o furação na mureta, depois posicionar as torres, colocar o chumbador mecânico nos furos e fazer o aperto com o parafuso.


5 - Chumbador químico + insert

Essa opção consiste em fazer a fixação com chumbador químico e insert. O insert é uma peça um pouco menor, que encaixa como uma luva na torre/coluna, como uma espécie de macho e fêmea. Na parte de baixo do insert são soldadas barras roscadas, que serão chumbadas na mureta. Primeiro, é necessário fazer o furação na mureta e limpar bem os furos, para que não fique nenhum resíduo ou poeira. Depois é necessário o colocar o chumbador químico nos furos e posicionar o insert, de maneira que as barras roscadas fiquem dentro dos furos e, por fim, encaixar a torre/coluna.

6 - Bucha + parafuso

Essa opção consiste em fazer a fixação com bucha e parafuso. Primeiro é necessário fazer o furação na mureta, depois posicionar as torres, colocar a bucha nos furos e fazer o aperto com o parafuso.


Esses tipos de fixação foram definidos com base nos mais de 20 anos de experiência que a Metanox tem na instalação de torres/colunas em aço inox. Lembrando que a correta escolha do tipo de fixação para sua torre/coluna, deve ser feita baseada em todas as informações: normas citadas a cima e contexto em que a obra está inserida.




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo